Proinfo Integrado
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Sex, 25 de Março de 2011 14:31

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologias na Educação. Tem como objetivo promover ações de formação continuada que contribuam para:

- dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série).
- inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral;

Principais ações do Programa:

Os três cursos de formação continuada com carga horária total de 180 horas e a Especialização em Tecnologias na Educação da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro com carga horária de 400 horas.


Cursos:

Introdução à Educação Digital (60h)

O objetivo do curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de  recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs,) – Sistema Operacional Linux Educacional.

 

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h)

O curso visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam: - compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas, planejar estratégias de ensino e de aprendizagem,  integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho.

Pré-requisito: conhecimentos básicos em Informática e internet.

 

Elaboração de Projetos  (40h)

O curso objetiva propiciar aos professores e gestores das escolas públicas aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

Pré-requisito: conhecimentos básicos em Informática e internet.

 

Redes de Aprendizagem (40h)

Objetiva proporcionar aos professores e gestores compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.

Pré-requisito: conhecimentos básicos em Informática e internet.

Última atualização em Ter, 21 de Maio de 2013 14:43
 
Curso de Especialização PDF Imprimir E-mail
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Ter, 22 de Março de 2011 11:37

O Curso de Especialização em Tecnologias na Educação – parceria SEED/MEC/PUC-RIO/SECRETARIAS ESTADUAIS e PREFEITURAS - é um Curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias na Educação, na modalidade a distância que integra um conjunto de ações do Plano Desenvolvimento da Educação, PDE, que possui como diretrizes  a ampliação do conceito de educação a distância com a incorporação de todos os meios tecnológicos cabíveis e a capacitação dos professores para utilização destes meios e que tem como Objetivos:

 

1. Desenvolver competências que permitam orientar, produzir, capacitar e apoiar o uso/aplicação político-pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares das diversas unidades da federação;

 

2. Possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e uma nova visão epistemológica envolvida nos processos de conhecimento;

 

3. Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto político-pedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias.

 

Ao concluir o curso o professor deverá apresentar competências para: orientar,capacitar, apoiar e assistir ao uso/incorporação pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares. O curso está dividido em momentos presenciais e a distância. As atividades do curso foram postadas no E-proinfo, a plataforma de EAD do MEC.

No Acre a última oferta do curso foi em 2009, tendo sido o início em agosto e a conclusão em novembro de 2010. A matrícula total foi feita com 224 professores, de 21 municípios (rede estadual e municipal).

 

O encerramento do curso se deu com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC pelos professores em Rio Branco no Colégio Acreano com 78 trabalhos e Cruzeiro do Sul no auditório da UAB com 23 trabalhos, respectivamente, nos dias 23 e 24 de novembro de 2010. A banca da PUC foi composta pelas professoras Gianna Roque e Néri Olabarriaga, ambas reconhecendo a qualidade dos trabalhos apresentados, teceram menções elogiosas ao desempenho dos cursistas. Conheça a relação dos concludentes no blog da Coordenação Estadual da Especialização.

Leia aqui reportagem da Agência de Notícias sobre o encerramento do curso.

Última atualização em Ter, 21 de Maio de 2013 14:35
 
e-Proinfo PDF Imprimir E-mail
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Seg, 21 de Março de 2011 17:02

A plataforma e-proinfo é o ambiente virtual de aprendizagem, utilizado pelo Governo Federal para hospedar os cursos de educação a distância.

Funciona como um espaço colaborativo de aprendizagem no qual se pode ter acesso a recursos que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse ambiente de aprendizagem acontece o cadastro, Coordenação, Tutoria e Assistência Pedagógica . É possível ser utilizado como complemento a cursos presenciais e diversas outras formas referentes a processos de ensino.

A figura mostra o atual layout da plataforma, que funciona nesse endereço com os cursos semipresenciais Qualificação em Tecnologia Digital do Programa Aluno Integrado e Formação Brasil Acre do PROUCA.

A plataforma anterior ainda funciona com alguns cursos como Introdução à Educação Digital, Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC e Elaboração de Projetos nesta URL.


Última atualização em Qua, 11 de Maio de 2011 08:38
 
Curso Aluno Monitor PDF Imprimir E-mail
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Seg, 21 de Março de 2011 16:25

Curso de informática ministrado pelos multiplicadores do NTE, nas escolas públicas com laboratórios de informática, a alunos e integrantes voluntários da comunidade circunvizinha, selecionados pelos gestores das escolas.

O curso acontece através da solicitação ao NTE, quando os gestores identificam demanda de formação. É indicado para alunos/voluntários que tem conhecimentos de informática básica, pois o propósito é que, após o curso, seja desenvolvido plano de ação para atendimento à comunidade escolar, seja por meio de apoio ao professor nas atividades no laboratório de informática com suas turmas, seja em cursos de inclusão digital ministrado pelos alunos monitores/voluntários nas escolas.

As Escolas Rurais  Dr. Santiago Dantas e São Luiz Gonzaga tem uma  experiência muito boa com alunos monitores voluntários que já fizeram inclusão digital, inclusive dos pais de alunos e comunidade no turno da noite.

Acesse mais informações sobre o projeto Socializando o Saber na Zona Rural aqui!

Última atualização em Qua, 13 de Abril de 2011 17:10
 
Aluno Integrado PDF Imprimir E-mail
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Qua, 16 de Março de 2011 11:34

Aluno Integrado é o Programa do MEC para alunos da rede pública de ensino que objetiva a aplicabilidade do Curso Qualificação em Tecnologia Digital.

O público alvo são alunos regularmente matriculados nas redes públicas de ensino que estejam cursando a 8ª série ou o 9º ano, o 1º ano do Ensino Médio e tenham de 14 anos completos em diante, acesso a computadores conectados na WEB, pelo menos 5 horas disponíveis para participar do curso, noções básicas de informática, CPF e RG. Alunos da Educação de Jovens e Adultos também podem participar.

O curso contribui para que os alunos desenvolvam  habilidades de comunicação e colaboração on-line, cooperem ou auxiliem outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; monitorem diversos ambientes informatizados e cooperem na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

No Estado do Acre, a parceria para realizar o curso foi com a Universidade de Goiás, que ficou responsável pela Coordenação do curso, bem como a monitoria dos tutores locais.

A UNDIME providenciou a divulgação/mobilização/inscrição dos alunos nas escolas municipais e a indicação dos tutores da rede municipal; a Coordenação Estadual do Proinfo ficou responsável pelas mesmas ações na rede estadual.

O MEC promoveu formação de multiplicadores do Estado e UNDIME que socializaram com os demais formadores a operacionalização do curso no AVA.

Os tutores locais são professores formadores do NTE Rio Branco, Cruzeiro do Sul e NTEM.

Carga horária: 180 horas

O Curso  Qualificação em Tecnologia Digital visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a:

  • Monitorar diversos ambientes informatizados;
  • Auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;
  • Cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

BENEFÍCIOS PARA O CURSISTA

O uso das TIC está em expansão no Brasil e no mundo.  Isso significa que mais profissionais qualificados serão necessários para dar conta da demanda em ambientes educacionais, empresas e outras instituições;

O Programa contribui para que os alunos e educadores desenvolvam competências e habilidades para o gerenciamento de laboratórios de informática;

O certificado e os conhecimentos adquiridos valorizam o currículo e aumentam a qualificação do jovem para o mercado de trabalho.

Maior autonomia para utilização da informática e da Internet na realização de tarefas cotidianas;

Desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração on-line.

Conteúdo do Curso

Módulo I -Introdutório – 20 horas
Unidade I – Educação a Distância (EAD)
Unidade II – Sociedade em Rede
Unidade III – História da Informática

Módulo II – Hardware – 60 horas
Unidade I – Introdução ao Hardware
Unidade II – Processador
Unidade III – Memória RAM
Unidade IV – Componentes Gráficos
Unidade V – Barramento de Média Velocidade

Módulo III – Sistemas Operacionais – 60 horas
Unidade I – Introdução aos Sistemas Operacionais
Unidade II – Gerenciamento de Processos
Unidade III – Gerenciamento de Memória
Unidade IV – Compartilhamento de CPU
Unidade V – Compartilhamento de Arquivos
Unidade VI – Interfaces
Unidade VII – História dos Sistemas Operacionais
Unidade VIII – Sistemas Operacionais Modernos

Módulo IV – Manutenção de Computadores – 40 horas
Unidade I – Adote uma postura preventiva
Unidade II – Upgrade de componentes
Unidade III – Resolução de problemas de hardware
Unidade IV – Erros típicos de montagem

Na primeira etapa, no Estado do Acre, 766 alunos da rede pública de ensino residentes nos 22 municípios foram matriculados no curso em 2010.

Última atualização em Sex, 01 de Abril de 2011 16:38